NOTÍCIA
LANÇAMENTO DO LIVRO “POLÍTICA
E IDEOLOGIA NA ERA DO ALGORITMO” (S. João do Estoril,
ACA Edições, 2024), de JOÃO DE ALMEIDA SANTOS, NO SALÃO NOBRE
DA CÂMARA MUNICIPAL DA COVILHÃ.

NA PASSADA QUARTA-FEIRA, 27.11, às 18:30, foi apresentado o meu novo livro – Política e Ideologia na Era do Algoritmo, S. João do Estoril, ACA Edições, 2024, 262 pág.s – no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, em sessão presidida pelo Senhor Presidente da Câmara, Dr. Vítor Pereira. Apresentaram o livro o Dr. Alberto Costa, ex-Ministro da Justiça e da Administração Interna, e o Dr. José Conde Rodrigues, Presidente do Movimento Europeu (Portugal) e ex-Secretário de Estado da Cultura, da Justiça e da Administração Interna. Tive o gosto de contar com uma qualificada assistência de cerca de meia centena de personalidades da região.
1.
Trata-se de um livro sobre política e ideologia. Por que razão decidi publicá-lo? Porque as profundas mudanças que estão a ocorrer em todos os sectores da sociedade contemporânea não têm conhecido uma correspondente resposta no plano da política, a não ser nos seus aspectos mais instrumentais, ou seja, nas técnicas de captação do consenso, ficando, pois, confinada na mera ideia de poder. Por isso, o que está verdadeiramente a acontecer é uma autêntica regressão da política: a conquista e o uso do poder pelo poder. O assalto à cadeira do poder. O grau zero da política. O triunfo do poder como fim de si próprio. Exemplo? O plutopopulismo declarado e triunfante da dupla Donald Trump/Elon Musk, nos Estados Unidos, que não é um país qualquer (veja aqui o artigo de 20.11.2024 em torno do conteúdo do livro: https://joaodealmeidasantos.com/2024/11/19/artigo-178/)
2.
Na sua intervenção, o Senhor Presidente da Câmara, Dr. Vítor Pereira, traçou um quadro geral dos temas tratados no livro, numa análise que apreciei particularmente não só pela sua qualidade e pelo seu carácter exaustivo, mas também pela especial atenção que o livro lhe mereceu. Esta intervenção permitiu que o Dr. Alberto Costa evoluísse para um amplo enquadramento global da temática do livro e que o Dr. Conde Rodrigues o inserisse no quadro das investigações que há muito venho desenvolvendo, muito em particular a partir do Homo Zappiens (2000). No final, eu próprio tive ocasião de completar as intervenções de modo a que ficasse completo o quadro geral das matérias que integram este livro.
3.
Este livro foi publicado pela Editora ACA Edições e quero aqui deixar um especial agradecimento ao seu principal responsável, Eng. Ricardo de Almeida Santos, que também integrou a mesa da sessão de apresentação, tendo ocasião de anunciar para Março de 2025 um novo livro de minha autoria: FRAGMENTOS – Para um Discurso sobre a Poesia. Finalmente, quero agradecer à Câmara Municipal da Covilhã a oportunidade de lançar este livro no seu belíssimo Salão Nobre e ao Senhor Eng. Hélio Fazendeiro o eficaz acompanhamento do processo que levou a esta sessão. Ao Dr. Alberto Costa e ao Dr. Conde Rodrigues o meu obrigado pelas suas belíssimas intervenções. JAS@27.11-2024





JAS@27.11-2024
"POLÍTICA E IDEOLOGIA
NA ERA DO ALGORITMO"
(S. João do Estoril, ACA Edições,
2024, 262 pág.s).
Já disponível na versão em papel.

“SYMPOSION” NA QUINTA DOS TERMOS
Por João de Almeida Santos

Imagem da minha intervenção sobre o “Symposion”, de Platão
ONTEM, 8 de Novembro, tive o gosto de participar numa interessante iniciativa da QUINTA DOS TERMOS (QT), em Carvalhal Formoso (Belmonte): um Jantar-Debate sobre O VINHO e sobre o “SYMPOSION”, de Platão.
1.
Numa interessante, e muito ilustrada, conferência sobre “Vinho é Civilização”, o Prof. Doutor Virgílio Loureiro, consultor da QT desde a sua fundação, propôs-nos uma viagem no tempo centrada sobretudo nos primórdios da cultura e da arte de fazer vinho, muitos séculos antes de Cristo, mas também sobre a cultura do vinho até aos nossos dias. Uma intervenção que ajudou a criar um belo enquadramento para a conferência que se seguiria, a meu cargo: O “SYMPOSION”, de Platão. Tive, então, oportunidade de discorrer sobre o “Symposion” (do séc. IV a.C), de certo modo o modelo destes jantares culturais que a QT passará a organizar no âmbito daquela que virá a ser a sua futura Academia, uma organização que passará a promover eventos que associarão a cultura ao vinho. De resto, a própria palavra Symposion, que nós traduzimos por Banquete, refere-se mais ao momento da bedida do que ao da comida: symposion é composto pela preposição syn (com) e pelo substantivo pósis, -eôs, que significa precisamente bebida (aqui, o vinho). Beber acompanhado era, pois, o significado da palavra que nós traduzimos por banquete. Houve também música, no início e no fim do jantar: piano e flauta, respectivamente por Inês Andrade e por Marina Camponês. Foi também apresentado um excelente novo vinho da QT, o “Lúcifer”.
2.
Sou um regular consumidor dos produtos da QT e amigo de longa data dos seus proprietários, Engenheiros João Carvalho e Lurdes Carvalho, e foi com muito gosto que, por ocasião do Banquete da QT, regressei à filosofia antiga e a esta belíssima obra de Platão, tão celebrada ao longo dos tempos, podendo partilhar algumas ideias sobre a filosofia, a arte e o amor aos longo dos séculos com os cerca de 60 convivas presentes, inspirado em Platão.
3.
O pretexto para a realização do famoso SYMPOSION, de Platão, foi a vitória do poeta grego Ágaton numa exigente competição entre tragédias, o género literário mais celebrado na Grécia antiga e que Nietzsche considera o modelo perfeito de arte, devido à perfeita harmonia entre o “espírito dionisíaco” e o “espírito apolíneo”, tendo-se reunido neste jantar-homenagem importantes personagens da cultura grega, como Sócrates, Aristófanes, Alcibíades, Fedro, Erixímaco, Pausânias e, naturalmente, o homenageado Ágaton. Todos eles falaram sobre o tema proposto. E o tema do debate foi, não o vinho, que, todavia, sempre acompanhava estes banquetes, mas o ELOGIO DO AMOR. Na minha intervenção, tive ocasião de evidenciar a influência que esta obra teve na cultura ocidental, em especial na arte, até aos nossos dias e a centralidade do tema AMOR na expressão artística, muito em particular na poesia e na pintura.
4.
Tratou-se, pois, de um excelente jantar, acompanhado de demonstrações de vinhos da QT – brancos e tintos das três quintas de onde provêm as uvas, Carvalhal Formoso, Castelo Branco e Pocinho. Por isso, os meus parabéns ao director-geral, o meu querido Amigo Pedro Carvalho. Serei, naturalmente, membro da futura Academia e terei ocasião de propor um Symposion sobre vinho e poesia. Afinal, Platão também era poeta.

“POLÍTICA E IDEOLOGIA NA ERA DO ALGORITMO”
de João de Almeida Santos
JÁ DISPONÍVEL EM VERSÃO DIGITAL

A CAPA do LIVRO. JAS. 06-2024
JÁ PODE SER ADQUIRIDA a versão digital (PDF) do livro “POLÍTICA E IDEOLOGIA NA ERA DO ALGORITMO”, de João de Almeida Santos, junto da ACA Edições: acazarujinha@gmail.com.
Pode ter uma ideia do livro (Ficha técnica, Índice e uma Nota do Autor sobre o conteúdo) aqui: https://joaodealmeidasantos.com/2024/05/28/artigo-noticia/.
Envie já um e-mail à Editora e receberá toda a informação sobre a aquisição do livro. JAS@06-2024.

UM RECITAL NA EXPOSIÇÃO “LUZ NO VALE”
NOTÍCIA
Por João de Almeida Santos

JOSÉ PEDRO MESQUITA – Guitarrista Clássico. Ontem, 01.03.24, no Museu da Guarda
ONTEM foi dia de visita à minha Exposição “LUZ NO VALE”, no Museu da Guarda. Já no fim da visita fui agradavelmente surpreendido pela informação de que, às 18:00, ocorreria, ali mesmo, na sala maior, onde estão mais de vinte das 51 obras expostas, um RECITAL: “Os Caminhos da Guitarra”, pelo guitarrista clássico José Pedro Mesquita. Fiquei para assistir ao recital, maravilhado por poder participar neste encontro de artes – música/guitarra clássica, pintura, poesia. Para quem atribui à música uma incontornável função no próprio processo de criação poética, vê-la chegar à Exposição pelas mãos de um talentoso guitarrista clássico, como que a tornar audível essa música que, silenciosa, já lá está, levada em silêncio por outras artes, é uma experiência extraordinária. Tratou-se de interpretações de Bach, de Mario Castelnuovo-Tedesco e de Giulio Regondi. Interpretações executadas com grande brilho profissional perante os cerca de quarenta convidados presentes. E eu, completamente fascinado, não resisti, já no fim do recital, a me apresentar e a pedir para fazer uma foto com o artista, precisamente entre o texto de parede, onde explico a Sinestesia, e a pintura “O Desejo”, a que foi escolhida para a divulgação e para o Catálogo da Exposição. Os meus parabéns ao José Pedro Mesquita, ao Conservatório de Música de S. José e ao Museu da Guarda. E que esta belíssima experiência de encontro de artes se possa repetir com frequência. E, já agora, também o meu obrigado.

O pintor e o músico entre o texto de parede “Sinestesia” e o Quadro “O Desejo”, no Museu da Guarda
ONTEM

Pintura da capa: “Perfil de Mulher”. 94X114, em papel de algodão Hahnemuehle. JAS, 2022. Colecção Particular.
OCORREU, ontem, 17 de Novembro de 2023, o lançamento do meu livro “A Dor e o Sublime. Ensaios sobre a Arte” (S. João do Estoril, ACA Edições, 2023) na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda. Sala cheia. Presidiu à Mesa o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, a quem agradeço publicamente a presença e as palavras que me dirigiu. Apresentou o Dr. António José Dias de Almeida. Uma magnífica apresentação, que subscrevo integralmente. Os amigos que nos honraram com a sua presença puderam, assim, ter uma ideia muito completa do conteúdo do livro. Também quero aqui dar nota pública da minha gratidão pela sua belíssima apresentação do livro. Ao Ricardo de Almeida Santos, Director das ACA Edições, o meu obrigado pelo convite que me fez para inaugurar a Editora, pela sua presença na Mesa e pelas palavras que proferiu. Aos presentes, todos amigos de longa data, o meu obrigado por nos terem acompanhado neste belíssima sessão. Esta edição do livro está, desde ontem, esgotada. Está já em estudo, pelo Editor, a hipótese de uma segunda edição. Duas imagens da sessão.

Momento da minha intervenção no encerramento da sessão. Na mesa, o Presidente da Câmara, Sérgio Costa, o Dr. António José Dias de Almeida, Ricardo de Almeida Santos e eu próprio.

Uma imagem da sala onde ocorreu a apresentação.
JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA AQUISIÇÃO NOVO LIVRO:
João de Almeida Santos, Poesia, Lisboa, Buy The Book, 2021

Características do LIVRO e modo de AQUISIÇÃO:
- 424 pág.s + 14 Quadros do Autor. Capa rija, cosido, sobrecapa, gramagem papel 100.
- Conteúdo: a) Ensaio sobre Estética; b) 66 poemas; c) Diálogo com os leitores digitais; d) 14 Quadros do autor.
- Este livro já poderá ser adquirido por encomenda directa ao Autor, através de e-mail (joaodealmeidasantos@gmail.com), Messenger ou Whatsapp.
- A obra não estará à venda nas livrarias e terá uma edição limitada. Os exemplares serão numerados.
- Preço da obra (incluído já o envio registado): 40 € (quarenta euros)
- Pagamento por transferência bancária: a) Com a manifestação de interesse em adquirir a obra b) será enviado o IBAN; c) depois de efectuado o pagamento, enviar, via e-mail, whatsapp ou Messenger, o comprovativo do pagamento e a morada para o envio registado do livro.
- Cerca de uma semana depois receberá o livro na morada indicada, com dedicatória do Autor. ENCOMENDE JÁ.
- IMAGENS:




NOVO LIVRO de JOÃO de ALMEIDA SANTOS
João De ALMEIDA SANTOS, POESIA, Lisboa, Buy The Book, 2021, Páginas: 424.

João de Almeida Santos, POESIA, Lisboa, Buy The Book, 2021, 424 pág.s.
MUITO EM BREVE este LIVRO poderá ser adquirido por encomenda directa ao Autor, através de e-mail (joaodealmeidasantos@gmail.com), Messenger ou Whatsapp. A obra não estará à venda nas livrarias. PAGAMENTO através de MB. Envio por correio registado (uma semana) para a morada indicada. CONTEÚDO: 1. Nota Introdutória. 1. Ensaio sobre Estética; 2. 66 poemas; 3. Diálogo com os leitores digitais; 4. 14 Quadros do autor. Bibliografia. CARACTERÍSTICAS: Capa rija, cosido, sobrecapa, papel gramagem 100. UMA BELA OFERTA DE NATAL. Edição limitada. FAÇA JÁ A SUA RESERVA DO LIVRO.

- Está nas Livrarias, editado pela VEGA, o Livro «À Esquerda da Crise». Autores: Carlos Zorrinho, Guilherme d’Oliveira Martins, João Cardoso Rosas, João de Almeida Santos, José Conde Rodrigues, Luís Amado e Rui Pereira. A organização e a introdução são da responsabilidade de João de Almeida Santos.
- A obra foi lançada no dia 22 de Outubro na Biblioteca-Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido apresentada por António de Almeida Santos. Intervieram também o Editor, Assirio Bacelar, Carlos Zorrinho, João de Almeida Santos, José Conde Rodrigues e Rui Pereira. Presentes cerca de 120 convidados.
- À venda nas livrarias «Media e Poder. O poder mediático e a erosão da democracia representativa», de João de Almeida Santos (Lisboa, Vega, 2012).
- O lançamento ocorreu a 12 de Março de 2013, no Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, Paços do Concelho, Praça do Município, Lisboa, às19H00. Apresentou o livro António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Presentes cerca de 130 convidados.
- «Maquiavel e o maquiavelismo» (Coimbra, Almedina, 2012) é uma obra colectiva de António Bento,António Luís Salgado de Matos, Diogo Pires Aurélio, João de Almeida Santos, Manuel Anxo Torres, Miguel Morgado e Rui Romão, coordenada por António Bento, com um ensaio de João de Almeida Santos: «Viagem pelas releituras de Maquiavel» (pp. 137-157).