Ensaio

A ONTOLOGIA DA SOLIDÃO

DA SINESTESIA SISTÉMICA 
AO CONFLITO E DISCIPLINA DA
ESCRITA

André Moshe Veríssimo, PhD

“A Montanha Encantada”. JAS 2022

RESUMO. O presente ensaio unificado estabelece uma investigação integrada sobre a ontologia da solidão enquanto dispositivo estético, ético e existencial. Na primeira parte, procede-se à análise sistémica e à densificação conceptual do binómio poesia-pintura «Solidão»/«A Montanha Encantada», de João de Almeida Santos (2026), articulando a exacção ipsis litteris do poema com as matrizes teóricas de Hartmut Rosa (ressonância), Friedrich Nietzsche/Zarathustra (transmutação e virtude), Fernando Pessoa (teoria do fingimento em Autopsicografia e estética da solidão) e Byung-Chul Han (resistência à sociedade do desempenho). Densifica-se, em secção própria, a estética da solidão em Pessoa como condição de possibilidade da criação heteronímica e do intervalo poético. Na segunda parte, expande-se a tessitura crítica através de uma leitura comparativa dialógica entre Antero de Quental e Marguerite Yourcenar, examinando como a solidão transita entre a fratura trágico-metafísica e a disciplina de lucidez e autonomia interior. O estudo demonstra que a solidão se erige não como mero isolamento psicológico, mas como a condição ontológica e formal indispensável para a sustentação do pensamento, da arte e da liberdade do sujeito contemporâneo. Poema: Link

PARTE I - ENQUADRAMENTO SISTÉMICO 
E DENSIFICAÇÃO CONCEPTUAL
1. Introdução e Enquadramento Sistémico

O binómio poesia-pintura de João de Almeida Santos (JAS) constitui um dispositivo sinestésico em que a solidão não é mero tema lírico, mas eixo de uma ontologia da criação. A análise procede por densificação de quatro matrizes fundamentais: (i) a sociologia da relação com o mundo de Hartmut Rosa (2016); (ii) a figura de Zarathustra e a solidão como virtude em Nietzsche; (iii) a Autopsicografia de Fernando Pessoa como teoria do fingimento poético e estética da solidão; (iv) a crítica da sociedade do cansaço em Byung-Chul Han (2010). A articulação faz-se sob a grelha FPP (Forma/Figura, Processo, Produto/Profundidade) e sob o rigoroso princípio de citação em trinómio ADP (Autor, Data, Página).

A solidão veste «os sete véus» que a divindade enviou para que ninguém atravesse o sagrado do seu halo. Transforma-se em espaço sagrado e interdito, «oásis no deserto». A dor residual é lava de vulcão. O poeta aconselha o fingimento. O horizonte final é a transformação zarathustriana: da paixão, virtude; dos demónios, anjos; da solidão, liberdade; da dor, alegria. O objectivo não é reduzir o poema a uma ilustração de teorias pré-existentes, mas fazer com que as teorias ressoem com o texto e a imagem, e que o texto e a imagem interroguem as teorias. A densificação é plenamente bidireccional.

 2. Sinestesia e Correspondências

A prática de JAS inscreve-se na linhagem baudelairiana das correspondências (Baudelaire, 1857/2006). O autor declara ter adoptado a sinestesia como método. Em «SOLIDÃO» / «A Montanha Encantada», a montanha não é cenário ilustrativo, mas correlato objectivo da solidão sacralizada. O azul do céu dialoga directamente com a cromática da prancha de 2022. A sinestesia opera como dispositivo de ressonância no sentido de Rosa (2016, pág. 281 e ss.). A solidão-oásis é o lugar onde a resposta ainda é possível, contra o mundo mudo da modernidade acelerada.

3. Anatomia Textual
3.1. Estrutura e isotopias

O poema organiza-se em oito blocos. A reiteração de «perguntei» cria um ritmo oracular e dialógico. Isotopias dominantes: sagrado e véu; energia telúrica; fingimento e silhueta; elevação e azul; transformação axiológica.

3.2. O imperativo do fingimento e a Autopsicografia de Pessoa

O núcleo ético-poético do texto reside no bloco «FINGE». O sujeito é instruído a fingir que não sente a solidão, a pôr-lhe asas no nome, a subir ao azul pelas linhas do seu rosto e a fingir que não o faz, para que a solidão não o reconheça no desejo de a desenhar a seu gosto. Esta dialéctica do fingimento encontra a sua formulação clássica em Fernando Pessoa (1932/1942, p. 235):

«O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.»

(F. Pessoa, 1932/1942, pág. 235)

A dor verdadeira é fingida como dor e o leitor sente apenas a dor que não tem. O fingimento não é mentira, mas operação poética que transforma a experiência bruta em matéria de arte. No poema de JAS, o fingimento é prescrito como estratégia de sobrevivência e de criação: só fingindo se pode elevar a solidão à condição de matéria poética sem ser por ela devorado. A «pura silhueta» é o correlato visual desse fingimento: o sujeito torna-se intangível no intervalo entre si e o mundo. A solidão, uma vez fingida, pode ser desenhada «a teu gosto» — operação que une o poeta ao pintor e realiza a sinestesia. A Autopsicografia de Pessoa é uma psicografia de si mesmo enquanto poeta. O título combina «auto» (de si) e «psicografia» (descrição psicológica). O poeta descreve o mecanismo pelo qual a dor real se torna dor fingida e, por essa via, dor legível. Em JAS, o mecanismo é semelhante, mas orientado para a salvação: o fingimento não é apenas descrição, é prescrição terapêutica e criadora. A reiteração do verbo «finge» no poema de JAS (FINGE / E finge / Finge outra vez / Finge que) cria um ritmo quase litúrgico. O fingimento deixa de ser acto pontual e torna-se disciplina. Essa disciplina ecoa a disciplina do fingimento pessoano, mas também a disciplina da solidão nietzschiana: ambas exigem exercício, ambas produzem uma forma de liberdade. A relação entre o fingimento pessoano e a ressonância de Rosa é profunda. O fingimento cria o intervalo necessário à ressonância: ao fingir, o sujeito não se funde com a solidão nem se deixa engolir por ela; mantém a distância que permite a resposta. O fingimento é, assim, condição de possibilidade da ressonância poética e pictórica.

3.3 A Estética da Solidão em Fernando Pessoa

A solidão em Fernando Pessoa constitui não um acidente biográfico nem um mero tema recorrente, mas a própria condição de possibilidade da sua estética. A multiplicidade heteronímica — Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e o próprio ortónimo — só se torna legível a partir de um centro solitário que se desdobra e se multiplica. A solidão pessoana é o espaço onde o eu se dissolve para se recriar como pluralidade: sem o recolhimento radical do sujeito não haveria heterónimos. Trata-se, pois, de uma solidão generativa e não privativa. Na Autopsicografia, o fingimento opera como estética da distância. O poeta sente a dor, mas finge-a de modo a que o leitor sinta apenas a dor fingida. Esta operação exige um intervalo — o mesmo «intervalo entre ti e o mundo» que o poema de JAS eleva a figura central — e esse intervalo é, em si mesmo, solidão produtiva. A solidão não é ausência de relação, mas a relação consigo mesmo enquanto outro. O «fingidor» precisa de estar só para poder fingir; a solidão é o laboratório onde a experiência bruta se transforma em matéria estética. No Livro do Desassossego, Bernardo Soares eleva a solidão do escriturário lisboeta a uma estética da contemplação passiva e da desistência activa. A cidade, o escritório, a chuva, os transeuntes tornam-se correlatos objectivos de uma solidão que se estetiza sem se dramatizar. A prosa de Soares é o registo de uma solidão que não grita: observa, regista, dissolve-se na paisagem urbana e, nesse movimento, encontra uma forma de liberdade interior. Em Álvaro de Campos, a solidão assume a forma do grito modernista e sensacionista: o engenheiro que se sente «em toda a parte» e, por isso, em lado nenhum; a solidão do sujeito moderno saturado de sensações e, paradoxalmente, radicalmente isolado. Em Ricardo Reis, a solidão é medida, clássica, estóica — uma disciplina formal de contenção e lucidez que antecipa, em certa medida, a sobriedade de Marguerite Yourcenar. Assim, a estética da solidão em Pessoa dialoga directamente com o binómio de JAS: o fingimento como salvação e como disciplina; a silhueta intangível como correlato visual do intervalo; a solidão sacralizada pelos «sete véus» como oásis onde a criação ainda é possível. Em ambos os casos, a solidão deixa de ser patologia ou mero isolamento psicológico para se tornar a matriz formal e ontológica da criação poética. A densificação desta matriz permite compreender por que razão o poema de JAS, ao prescrever o fingimento e a elevação ao azul, se inscreve numa linhagem pessoana de resistência estética ao mundo mudo e ao desempenho forçado.

3.4 Zarathustra e a solidão como virtude

A figura de Zarathustra, central no bloco «QUERO SER / Como falou / Zarathustra», remete directamente a Also sprach Zarathustra (Nietzsche, 1883-1885/2015). Zarathustra desce da montanha após dez anos de solidão e ensina uma transmutação de valores. A solidão não é, em Nietzsche, privação ou patologia, mas condição de elevação e de criação. O criador precisa da solidão para se tornar no que é. Nietzsche escreve, em Para além do bem e do mal: «Pois a solidão é connosco uma virtude, enquanto sublime pendor e ímpeto para o asseio, que percebe que no contacto com as pessoas – “em sociedade” – as coisas se dão inevitavelmente sujas» (Nietzsche, 1886/2011, § 284). A solidão é virtude de asseio e de grande saúde. É o espaço onde o espírito se limpa da contaminação gregária e pode criar valores novos.

A passagem do poema de JAS — «Que da paixão / Saia virtude, / Dos demónios / Nasçam anjos, / Da solidão / Liberdade, / Que na dor / Cresça alegria» — é uma reformulação condensada e afirmativa do programa zarathustriano. Em Assim falou Zaratustra, a paixão não é reprimida, mas sublimada em virtude; os demónios interiores não são exorcizados, mas transformados; a solidão não é fuga, mas caminho para a liberdade; a dor não é negada, mas convertida em alegria criadora. O poeta que «ia nu, viajando nas estrelas, com asas de sete véus, transparentes como ar» realiza a nudez ontológica que Nietzsche exige do criador. Despido de máscaras sociais, toca o infinito. O convite final — «voa / Pra junto de mim / Com asas / De sete véus / Que o azul deste / Meu céu / É a tua salvação» — é um convite à solidão compartilhada na altura, não à fusão sentimental. A montanha, tanto no poema quanto na prancha «A Montanha Encantada», é o locus zarathustriano por excelência: lugar de retiro, de visão e de retorno. Em Assim falou Zaratustra, a montanha é o espaço onde o espírito se torna criança — leveza e sim à vida. O camelo (que carrega), o leão (que destrói) e a criança (que cria) constituem as três metamorfoses do espírito. A solidão do poema de JAS situa-se no momento da criança: a solidão já não é peso nem combate, mas jogo criador. A alegria que cresce da dor é o «sim» à vida que Zarathustra proclama. As epígrafes nietzschianas que abrem o texto original de JAS reforçam esta leitura. «Os poetas são impudentes em relação às suas vivências: exploram-nas» (Nietzsche, 1886, § 161) – justifica a exploração poética da solidão e da dor. «O que se faz por amor acontece sempre para além do bem e do mal» (Nietzsche, 1886, § 153) – situa o gesto criador para além da moral convencional. O poema de JAS realiza ambos os aforismos: explora a solidão e faz da exploração um acto de amor que transcende o bem e o mal.

4.  Ressonância e Mundo Mudo: Hartmut Rosa (2016)

Hartmut Rosa, em Resonanz: Eine Soziologie der Weltbeziehung (2016), propõe uma viragem sociológica decisiva: o critério do «bom viver» deixa de ser o domínio ou a disponibilidade do mundo e passa a ser a qualidade da relação que o sujeito estabelece com ele. A ressonância (Rosa, 2016, pp. 281-316) designa uma relação de resposta mútua em que o sujeito é afectado pelo mundo e, ao mesmo tempo, o afecta, sem que essa afectação se reduza a transparência ou a controlo. O oposto da ressonância é a alienação (Entfremdung), estado em que o mundo se torna mudo, frio, indiferente ou meramente disponível. A modernidade tardia, segundo Rosa (2016, pp. 517-540), é a história de uma catástrofe de ressonância. A aceleração social — técnica, do ritmo de vida e da mudança social — transforma as relações em relações de disponibilidade. O mundo é tornado «disponível, alcançável, dominável e utilizável». Quando tudo se torna disponível, nada mais ressoa. O sujeito experimenta então um silêncio ontológico: as coisas, as pessoas, a natureza e até o próprio corpo deixam de «falar». No poema de João de Almeida Santos, a solidão-oásis e a solidão-vulcão constituem tentativas de restaurar eixos de ressonância. O «intervalo entre ti e o mundo» que torna o sujeito «intangível como pura silhueta» é precisamente o espaço liminar onde a ressonância ainda pode ocorrer: nem fusão (que anularia a diferença necessária à resposta) nem mudez (que anularia a possibilidade de ser tocado). O azul do céu, as asas de sete véus e a montanha encantada funcionam como mediações ressonantes.

Rosa distingue três grandes eixos de ressonância: horizontais (família, amizade, amor), diagonais (escola, trabalho, política, desporto) e verticais (religião, natureza, arte, história). O binómio de JAS opera fundamentalmente no eixo vertical da arte e da natureza. A montanha e o azul são mediações que permitem ao sujeito entrar em vibração com algo que o transcende sem o anular. A «salvação» anunciada no final do poema não é soteriológica no sentido religioso tradicional, mas ressonante: o azul do céu do poeta é a salvação porque restaura a possibilidade de resposta mútua. A solidão sacralizada pelos sete véus pode ser lida, na chave de Rosa, como uma forma de «auto-ressonância» preparatória: o sujeito recolhe-se para poder voltar a ser tocado. Sem esse recolhimento, a exposição permanente à disponibilidade do mundo produz apenas saturamento e mudez. O fingimento prescrito pelo poeta — «finge que não a sentes» — não é negação da solidão, mas estratégia para a transformar de estado de alienação em eixo de ressonância. Só fingindo se pode elevar a solidão à condição de matéria poética e pictórica sem ser por ela esmagado. Rosa insiste em que a ressonância não é um estado permanente nem um sentimento subjectivo isolado. É uma relação que exige condições institucionais e culturais. A arte — e, no caso de JAS, o binómio poesia-pintura — é um dos poucos espaços ainda capazes de instituir eixos de ressonância num mundo acelerado. A montanha encantada, enquanto objecto de contemplação demorada (papel de algodão, verniz, Artglass anti-reflexo), convida à demora que a aceleração proíbe. Essa demora é condição de possibilidade da ressonância.

5. A Sociedade do Cansaço 
e a Solidão como Resistência
- Byung-Chul Han (2010)

Byung-Chul Han, em Müdigkeitsgesellschaft (2010), diagnostica a passagem de uma sociedade da negatividade (disciplinar, imunológica, baseada na proibição e no Outro) para uma sociedade da positividade excessiva. Nesta última, o sujeito já não é disciplinado por uma instância exterior, mas auto-explorado. O desempenho torna-se imperativo interior. As doenças da contemporaneidade — depressão, burnout, TDAH, borderline — não são infecções pelo Outro, mas enfartes provocados pelo excesso de positividade e de auto-coerção (Han, 2010, pág.s 7-25). Na sociedade do desempenho, a solidão tende a ser vivida como fracasso: quem está só é quem não conseguiu «performar» as relações, o trabalho, a visibilidade. A dor «quente como lava de vulcão, energia comprimida em busca de evasão» pode ser lida, nesta chave, como sintoma da sociedade do cansaço: o sujeito esgotado que já não tem alegria «pra encantar quem tu amas». No entanto, o poema de JAS opera uma inversão. A prescrição do fingimento e da elevação, a transformação da solidão em liberdade e da dor em alegria, constituem um gesto de resistência. A solidão deixa de ser mero esgotamento para se tornar espaço de recriação de si. Han contrapõe à sociedade do desempenho a possibilidade de uma «sociedade do cansaço» contemplativa, em que o cansaço não é destrutivo mas partilhável e criador.

O poeta que viaja nu nas estrelas realiza, de certo modo, essa contemplação activa. A nudez, as asas de sete véus, o mergulho no azul são figuras de uma atenção que não é atenção de desempenho (atenção focalizada, produtiva), mas atenção contemplativa — a que Han, noutros textos, associa à possibilidade de uma vida outra. A montanha encantada, enquanto imagem, opõe-se à horizontalidade acelerada do desempenho. É um convite à verticalidade e à demora — condições que tanto Rosa quanto Han, por vias distintas, consideram ameaçadas na modernidade tardia. A contemplação da montanha exige tempo, silêncio, recolhimento: exactamente o que a sociedade do cansaço destrutivo proíbe e o que a solidão do poema reivindica. Han (2010) insiste em que a positividade excessiva não deixa espaço para a negatividade criadora — a interrupção, o não, o vazio, a contemplação. O poema de JAS reintroduz essa negatividade sob a forma da solidão sacralizada e do fingimento. Os sete véus são uma figura da negatividade: interrompem o acesso, protegem o sagrado, criam um intervalo. Sem esse intervalo, não há ressonância nem criação.

6. Grelha FPP Aplicada ao Binómio

Forma / Figura – versos curtos e ágeis; a montanha pictórica surge como massa vertical densa munida de um halo luminoso e protetor. Processo – procedimento oracular/dialógico; a imagem pictórica responde ativamente ao poema; o fingimento pessoano e a transmutação zarathustriana operam como catalisadores formais. Produto / Profundidade – o binómio erige-se como objecto sinestésico integrado; manifesta-se em profundidade espacial (da terra às estrelas) e axiológica (da solidão à liberdade; da dor à alegria).

7. Anatomia Pictórica de «A Montanha Encantada»

A prancha de 2022 (119×94 cm, papel de algodão, 310 g, e verniz Hahnemühle, Artglass AR70) apresenta uma composição marcadamente vertical. Constitui um lugar de levitação e retiro, ecoando directamente a figura de Zarathustra e o oásis-halo. A moldura de madeira e o vidro anti-reflexo de alta precisão (Artglass AR70) reforçam o dispositivo de contemplação demorada. O verniz e a textura táctil do papel de algodão Hahnemühle conferem uma materialidade física que dialoga com a proposta sinestésica do texto.

8. Síntese Conclusiva da Parte I

«SOLIDÃO» e «A Montanha Encantada» formam um sistema sinestésico em que a solidão é oásis sagrado, energia vulcânica, matéria de fingimento pessoano e via zarathustriana. Densificada por Rosa (2016), revela-se eixo de ressonância; por Han (2010), acto de resistência à sociedade do desempenho; por Pessoa, espaço onde o fingimento salva e sublima a dor e onde a solidão se erige em estética generativa da criação; por Nietzsche, virtude primordial e condição de criação. A grelha FPP confirma a co-determinação texto-imagem. O azul do céu permanece a figura da salvação ressonante.

PARTE II — ENSAIO COMPARATIVO DIALÓGICO 
Antero de Quental e Marguerite Yourcenar
1. Introdução e Hipótese de Leitura

A expansão desta análise sistémica exige confrontar o binómio de JAS com duas matrizes referenciais da literatura europeia moderna: Antero de Quental e Marguerite Yourcenar. Este ensaio propõe uma leitura comparativa da solidão em Antero e Yourcenar, entendendo-a como forma de experiência intelectual, ética e literária (Quental, 1892/1982; Yourcenar, 1983). Em Antero, a solidão assume um tom trágico e metafísico; em Yourcenar, ela surge como disciplina de lucidez, distância e autonomia interior. A comparação é produtiva porque, em ambos, a solidão não é um simples estado psicológico, mas uma categoria decisiva da escrita e da auto-compreensão.

A solidão é um dos grandes temas da modernidade literária, sobretudo quando deixa de ser um mero sintoma subjetivo para se tornar forma de pensamento. Em Antero de Quental, ela aparece ligada à crise do sujeito, à consciência da morte e à dificuldade de conciliar o ideal com o mundo histórico. Em Marguerite Yourcenar, a solidão é pensada com uma sobriedade clássica: ela não interrompe a vida intelectual, antes lhe dá densidade e medida. Compará-los permite ver duas respostas distintas à mesma condição humana. Antero dramatiza a solidão como ferida existencial; Yourcenar a converte em distância reflexiva e liberdade interior. A hipótese central deste ensaio é, portanto, a seguinte: a solidão em Antero exprime fratura, enquanto em Yourcenar exprime forma; em ambos, contudo, ela constitui a via de acesso à verdade do sujeito.

2. Interioridade e Crise

Em Antero de Quental, a solidão não é apenas recolhimento: é o nome de uma crise do ser. O estudo dedicado à sua poética e filosofia da solidão e da morte mostra que, na sua evolução espiritual, o período entre 1871 e 1885 concentra conflitos interiores que modelam a sua existência, a sua filosofia e a sua poesia (Quental, 1892/1982). A solidão surge aqui ligada ao desencontro entre aspiração e realidade, entre desejo de absoluto e experiência do limite. Esse traço é visível na força reflexiva da sua obra e na tonalidade dramática do seu pensamento. A modernidade anteriana não é a celebração da autonomia, mas a consciência aguda de uma subjetividade que se encontra separada, ferida e insatisfeita. A solidão é, portanto, ao mesmo tempo sintoma e condição: sintoma de desajuste com o mundo e condição de uma lucidez que não aceita reconciliações fáceis.

Yourcenar, por sua vez, formula uma interioridade menos conflitiva e mais disciplinada. Nas entrevistas e ensaios reunidos pela crítica, a escritora insiste em que a vida humana é atravessada pela solidão desde o nascimento, mas recusa transformá-la em afectação ou heroísmo (Yourcenar, 1983). A solidão é, para ela, uma dada estrutura da condição humana, não uma pose do escritor. Esta diferença é central: em Antero, a interioridade rasga-se em crise; em Yourcenar, ela organiza-se em distância lúcida. O primeiro escreve a partir de um conflito que tende para o trágico; a segunda escreve a partir de uma reserva que tende para a claridade.

3. Morte e Limite

O vínculo entre solidão e morte é decisivo em Antero de Quental. Os estudos sobre a sua evolução espiritual sublinham que os temas da solidão e da morte se impõem conjuntamente, porque ambos exprimem a consciência de um limite irredutível da existência. Na sua poesia, esse limite não é apenas temático; ele estrutura o modo como o eu se percebe no mundo, como se o sujeito estivesse sempre a medir a insuficiência de toda a resposta oferecida pela vida. A morte, em Antero, não surge como tema abstrato, mas como horizonte existencial. A solidão intensifica esse horizonte, porque o sujeito se encontra sem garantias metafísicas estáveis e sem reconciliação plena com a história. Daí a intensidade quase ontológica da sua voz poética: estar só significa, muitas vezes, estar exposto ao vazio e à impossibilidade de repouso.

Em Yourcenar, a relação com a morte é igualmente central, mas não é dramatizada da mesma forma. Em Le Temps, ce grand sculpteur, ela observa que todos os seres humanos são solitários diante da morte, o que desloca a reflexão para o plano universal e não para o da excecionalidade subjetiva (Yourcenar, 1983). A sua escrita pensa a finitude com contenção, sem a converter em patologia da alma. Aqui a comparação torna-se particularmente esclarecedora. Antero transforma a morte em trauma do espírito; Yourcenar transforma-a em exercício de medida. Num, a solidão aproxima-se da ruptura; no outro, da aceitação lúcida do limite. Não se trata, porém, de opor desespero a serenidade de forma simplista: em ambos os autores, a morte desinstala o sujeito e impede qualquer ingenuidade acerca da identidade.

4. Escrita e Forma

A escrita é o lugar onde essa diferença se torna mais visível. Em Antero, a poesia é a forma privilegiada de dar expressão ao conflito interior, à consciência do mal-estar e à procura de um absoluto que permanece sempre em falta. O soneto, em particular, condensa a tensão entre aspiração e limite, produzindo uma linguagem onde a solidão se converte em forma estética de negatividade. A sua poesia não resolve a dor, organiza-a. É precisamente por isso que a solidão anteriana é tão fértil do ponto de vista literário: ela não fecha o sujeito sobre si mesmo, mas abre a linguagem à vertigem da questão. Mesmo quando o tom é filosófico, o efeito continua a ser poético, porque o pensamento se faz sob pressão existencial.

Em Yourcenar, a escrita responde de outro modo à solidão. A imagem que emerge das suas obras e dos perfis críticos é a de uma autora cuja vida intelectual depende de uma distância ativa: leitura, memória, trabalho de composição e vigilância formal. A solidão não é dramatizada como catástrofe interior, mas integrada numa prática de atenção que preserva a intensidade do pensamento. Dessa forma, a escrita yourcenariana é menos expressão de ferida do que disciplina de construção. A solidão permite-lhe ordenar o material da experiência e converter a distância em forma. O contraste com Antero é claro: nele, a escrita nasce de uma fratura; nela, nasce de uma concentração. Ainda assim, em ambos os casos, a literatura é o espaço onde a solidão deixa de ser mero sofrimento e se torna inteligência da existência.

5. Convergência Crítica e Matriz Comparativa

Apesar das diferenças de tom, há uma convergência estrutural entre Antero e Yourcenar. Ambos recusam reduzir o sujeito à superfície do quotidiano e ambos fazem da interioridade um problema central da modernidade literária. A solidão, em cada um, é uma condição de acesso ao verdadeiro: ela obriga o eu a confrontar-se com os seus próprios limites, sem evasão e sem conforto. É precisamente por isso que a comparação tem força crítica. Em Antero, a solidão revela a crise de um sujeito histórico e metafísico; em Yourcenar, ela revela a autonomia de uma consciência que não abdica da medida. Num caso, a solidão é tragédia do ser; no outro, técnica do espírito.

6. Síntese Crossover

A solidão de JAS — articulada no binómio com a pintura — opera a ponte sinestésica entre estas duas margens. Se o fingimento e a dor-lava em JAS rimam com a fratura e a poética da negatividade em Antero de Quental, a ascensão ao azul do céu e a reserva intangível dos «sete véus» realizam a disciplina, a clareza e a serenidade formal defendidas por Marguerite Yourcenar.

Esta convergência sem fusão ajuda também a situar os autores em regimes distintos de sensibilidade. Antero escreve sob o signo da fratura moderna e da inquietação do absoluto; Yourcenar escreve sob o signo de uma lucidez que aceita a finitude sem renunciar à forma. O primeiro dramatiza a solidão; a segunda trabalha-a como distância fértil.

PARTE III — CONCLUSÃO GERAL

A integração dos estudos num ensaio único demonstra que a solidão ocupa um lugar ontológico central no pensamento estético e filosófico contemporâneo. No binómio de João de Almeida Santos, a solidão é oásis sagrado, dinamismo vulcânico e espaço de transmutação zarathustriana e pessoana, resistindo à aceleração e à mudez (Rosa) e ao esgotamento do desempenho (Han). A densificação da estética da solidão em Pessoa revela a sua natureza generativa: a solidão como condição da multiplicidade heteronímica e do intervalo criador. Na leitura comparativa entre Antero de Quental e Marguerite Yourcenar, a solidão revela a sua dupla face moderna: a tragédia da fratura metafísica e a majestade da disciplina formal.

Sustenta-se, em suma, a seguinte tese unificada: a solidão não é isolamento estéril nem patologia do eu, mas a matriz poética e reflexiva através da qual o sujeito reconquista a capacidade de ressoar com o mundo, de converter a dor em beleza e de aceder à forma mais elevada de liberdade interior.

REFERÊNCIAS

Baudelaire, C. (1857/2006). As flores do mal (I. Junqueira, Trad.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Han, B.-C. (2010). Müdigkeitsgesellschaft. Berlin: Matthes & Seitz.

Han, B.-C. (2015). The burnout society (E. Butler, Trad.). Stanford, CA: Stanford University Press.

Nietzsche, F. (1883–1885/2015). Assim falava Zaratustra (A. Margarido, Trad.; D. G. Dias, Rev.). Lisboa: Guimarães.

Nietzsche, F. (1886). Jenseits von Gut und Böse. Leipzig: C. G. Naumann.

Nietzsche, F. (1886/2011). Para além do bem e do mal. Lisboa: Guimarães.

Pessoa, F. (1932/1942). Autopsicografia. In Poesias (J. G. Simões & L. de Montalvor, Notas). Lisboa: Ática.

Quental, A. de (1892/1982). Sonetos Completos (Edição crítica). Lisboa: Comunicação.

Rosa, H. (2016). Resonanz: Eine Soziologie der Weltbeziehung. Berlin: Suhrkamp.

Rosa, H. (2019). Resonance: A sociology of our relationship to the world (J. C. Wagner, Trad.). Cambridge: Polity Press.

Santos, J. de A. (2021). Poesia. Lisboa: Buy the Book / By the Book.

Santos, J. de A. (2022). A Montanha Encantada [Pintura digital impressa, 119×94 cm]. Colecção do autor.

Santos, J. de A. (2025). Fragmentos – Para um discurso sobre a poesia. São João do Estoril: ACA Edições.

Santos, J. de A. (2026, 25 de Julho). SOLIDÃO. Poesia-Pintura. https://joaodealmeidasantos.com/

Yourcenar, M. (1983). Le Temps, ce grand sculpteur. Paris: Gallimard.

AMV@07-2026

Leave a Reply